Quem Somos

conheça mais sobre o PET ENGENHARIA BIOMÉDICA

Olá! Você sabe o que é o PET?

O Programa de Educação Tutorial (PET) foi criado para apoiar e integrar as atividades de pesquisa, ensino e extensão.

Formado por um grupo de alunos da graduação e um professor tutor para orientar as atividades, o programa visa proporcionar aos estudantes atividades extracurriculares para a complementação de suas formações, pois oferece experiências que não costumam estar presentes em estruturas curriculares convencionais.

Além disso, o programa tem como objetivo atender às necessidades do próprio curso de graduação, garantindo maior abrangência e qualidade do mesmo. Tais benefícios contribuem para a formação do aluno tanto para o mercado profissional quanto para o meio acadêmico, além do desenvolvimento pessoal.

Se você quer conhecer mais sobre o nosso PET, continue nesta página!

O PET Engenharia Biomédica é um PET Institucional, que diferente de um PET MEC, é regido e controlado exclusivamente pela universidade e foi aprovado pela PROGRAD em 2010.

O PET realiza diversas atividades integrando pesquisa, ensino e extensão . Participar do PET proporciona desenvolvimento de atividades acadêmicas, estimula a atuação profissional e atividades em grupo, estimula o espírito crítico. Além disso, o PET visa elevar a qualidade da formação acadêmica dos alunos e a qualidade do curso em si, diminuindo inclusive a evasão do curso, através da realização de eventos, minicursos e palestras.

Logo, participando do PET, você vivencia experiências que não se encontram em sala de aula, como desenvolvimento pessoal e profissional e ainda contribui para melhorias para o curso.

Se você tem interesse em entrar no PET, você está no lugar certo e adoraríamos te receber em nosso grupo! Para fazer parte do PET, você precisa estar entre o segundo e sétimo período do curso de Engenharia Biomédica e não pode estar vinculado a qualquer outro programa da UFU, seja como bolsista ou não bolsista. Vale ressaltar que caso você esteja em um projeto e queira tentar o processo seletivo é permitido! Mas caso seja aprovado, é necessário que se desligue dele antes de entrar no PET. Além disso, você deverá ter no mínimo 20 horas semanais de dedicação para as atividades do programa. Em relação às suas notas, o CRA deverá ser igual ou superior a 70 e você poderá apresentar no máximo duas reprovações nos últimos dois semestres letivos.

Nossos processos seletivos costumam ocorrer semestralmente e sempre divulgamos em nossas redes sociais e site. É necessário o envio de seu histórico escolar atualizado, curriculum vitae e carta de intenções. Para mais informações relacionadas à documentação e se há algum processo seletivo em andamento, clique aqui para conhecer o edital. Fique atento para não perder nenhum prazo!

Se você tem interesse em participar do processo seletivo,  fique atento às inscrições e ao edital. O processo costuma ser dividido em etapas, sendo que podem mudar de acordo com cada processo seletivo. Primeiramente, ocorre a análise do histórico escolar, CRA e currículo com as documentações. Cada item desta etapa contará pontos para o resultado final (confira a tabela de pontuação no edital). A segunda etapa refere-se a apresentação de um seminário, em que o tema é enviado ao candidato 24 horas antes da apresentação. Na segunda etapa, podem ocorrer outras atividades como a redação, que é eliminatória caso o aluno não atinja 60%, e a dinâmica em grupo. Por fim, é realizada uma entrevista individual com o candidato. Após estas etapas, é só aguardar a divulgação dos aprovados!

Todos os petianos são organizados em comissões, que se reúnem com determinada frequência, para melhor distribuição de tarefas. Além disso, nós realizamos reuniões semanais com todo o grupo para discussão das pautas de cada comissão e decisões em conjunto.

A pandemia pegou todos de surpresa, mas nós estamos nos esforçando muito para nos adaptarmos. Muitos de nossos eventos ocorriam apenas presencialmente, mas nós adaptamos alguns para acontecerem remotamente, como palestras e minicursos através de plataformas online. Nossa organização também teve que ser adaptada com reuniões online. Mas a dedicação para proporcionar atividades de qualidade para os alunos continua a mesma!

Não! O PET é mais que isso! Apesar de realizarmos muitas atividades voltadas à realização de eventos e minicursos, o PET realiza interação com outros PETs, através do INTERPET, em que fazemos reuniões e eventos em conjunto, além de atividades de integração, visando conhecer os PETs e os membros. Além disso, em nossas redes sociais, nós realizamos o PET Papo, que aborda diversos temas de interesse dos alunos e  também fazemos posts que abordam pautas sociais. Dentro do nosso PET, também fazemos esporadicamente atividades para integrar os membros, como assistir filmes relacionados ao curso e discutir sobre o tema.

Caso ainda tenha dúvidas sobre o PET Engenharia Biomédica, sinta-se à vontade para entrar em contado conosco