Atividades Realizadas pelo Grupo
saiba mais sobre nossos projetos
Olá!
Está com dúvidas sobre como são as atividades realizadas pelo nosso grupo PET? Aqui você encontra todas as informações sobre isso!
Ao longo do ano, o PET busca desenvolver ações internas e externas de ensino, pesquisa e extensão, agregando na formação de todos os estudantes envolvidos. Indo além de minicursos e eventos, o nosso grupo também atua no desenvolvimento de projetos para a comunidade externa e no aumento do reconhecimento da Engenharia Biomédica em todo o país!
Caso queira saber com mais detalhes todas as atividades que elaboramos nos últimos anos, visite nossa página de Relatórios e Planejamentos!
Clique no nome da atividade que deseja conhecer ou navegue livremente pelas imagens contendo suas descrições!

Minicursos & Workshops
Os minicursos do PET são eventos que normalmente duram alguns dias, enquanto os workshops duram algumas horas. Ambos têm o objetivo de apresentar e transmitir conhecimentos importantes ou que agreguem na formação acadêmica dos participantes. Além de abordarem conceitos básicos e oferecerem atividades para os estudantes colocarem em prática o aprendizado recém adquirido, de forma que após a sua conclusão eles sejam capazes de explorar sozinhos tópicos não apresentados e especializar ainda mais o seu estudo, são também disponibilizados os materiais usados em classe.
Quer saber se vamos oferecer algum minicurso por agora?
Clique aqui!
Pré-cálculo
O minicurso de pré-cálculo visa aprimorar o conhecimento na área matemática e revisar assuntos abordados no ensino médio que serão relevantes para os alunos, com foco nos ingressantes dos cursos de engenharia, principalmente na disciplina Funções de Variáveis Reais I. As aulas são ministradas pelos petianos na segunda semana de aula de cada período letivo e abordam quatro importantes conteúdos matemáticos: funções, equações, inequações e trigonometria. Além disso, são disponibilizadas para a classe apostilas e listas de exercícios para melhor retificar os conhecimentos adquiridos ao longo do minicurso.
Palestras & Lives
As palestras e lives organizadas pelo PET visam agregar conhecimento acadêmico, profissional e até mesmo conscientizar os discentes e demais ouvintes sobre pautas sociais. Através de apresentações, debates e rodas de conversa, especialistas de diversas áreas poderão oferecer um conhecimento mais amplo e esclarecer dúvidas sobre assuntos que o público tenha interesse, além de permitir aos alunos ampliar sua rede de contatos e se familiarizar com profissionais e empresas que podem lhes oferecer oportunidades no futuro.
Quer saber se vamos oferecer alguma palestra por agora?
Clique aqui!
Simpósio de Engenharia Biomédica (SEB)
O SEB é um evento gratuito com duração de uma semana, com visibilidade nacional, reconhecido pela Sociedade Brasileira de Engenharia Biomédica (SBEB) e que conta com palestras, apresentação de artigos científicos, workshops, visitas técnicas e mostras de tecnologia em saúde. Ele tem um papel de suma importância acadêmica, pois busca apresentar aos alunos as novas pesquisas e estudos sobre os diversos campos da engenharia biomédica, além de oferecer ao aluno a oportunidade de conhecer grandes nomes, seja de indivíduos ou de empresas, da área. Assim, o evento contribui para promover o curso e a profissão no Brasil, servindo de grande auxílio para a valorização e reconhecimento do engenheiro biomédico e aumentando as oportunidades para futuros formandos que entrarão no mercado de trabalho.
Este ano o SEB irá ocorrer nos dias 13, 14 e 15 de setembro e você pode se inscrever clicando aqui!
Conferência de Estudos em Engenharia Elétrica (CEEL)
A CEEL, projeto de abrangência nacional, é uma atividade realizada pelo PET Engenharia Biomédica em conjunto com os PETs Engenharia Elétrica e Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações. Consiste em uma semana de sessões técnicas para pesquisadores atuantes nas diversas áreas que englobam a engenharia elétrica apresentarem e debaterem artigos científicos. Ela complementa a formação dos estudantes ao propiciar um intercâmbio de ideias e conhecimentos na comunidade acadêmica, ao incentivar o desenvolvimento de novos estudos e ao contribuir para o aprimoramento individual de elaboração e apresentação de artigos, o que fortalece de maneira significativa a pesquisa no país.
Quer saber mais sobre a CEEL?
Clique aqui!
Hook - Desafio Capitão Gancho
A competição Hook busca propor um desafio que envolve noções de engenharia e possibilita aos estudantes a aplicação dos estudos realizados ao longo da graduação, desenvolvendo também a criatividade, capacidade de elaboração de projeto e trabalho em equipe. Nela são formadas equipes que tem o objeto de desenvolver e movimentar uma garra mecânica usando sinais biológicos para realizar uma série de desafios. Para que os alunos estejam aptos a participar do projeto são necessários conhecimentos que este talvez ainda não tenha adquirido em sala de aula ou atividades extracurriculares, portanto o PET também oferece um workshop preparatório abordando conceitos de programação utilizando o microcontrolador Arduino e seus principais componentes auxiliares na construção de uma garra robótica.
PET Assiste
O projeto PET Assiste se iniciou com o grupo PET entrando em contato com os responsáveis da ESEBA para debater a respeito das dificuldades dos alunos com necessidade especiais tanto no processo de aprendizagem como no de socialização. Os petianos então se dispuseram a desenvolver três projetos de maior viabilidade e relevância e capazes de contribuir positivamente e efetivamente na vida destas pessoas. Além disso, essa atividade também busca possibilitar a troca de informações e experiências a respeito da vivência dos alunos com necessidades especiais e de seus professores, com o intuito de garantir uma maior consciência dos reais desafios enfrentados por eles.
InterPET
O InterPET é composto por representantes de alguns dos 40 grupos PET que existem atualmente na UFU e nasceu com o objetivo de integrar os membros e possibilitar uma troca de experiências de forma mais direta, agregando na formação de cada indivíduo como petiano e como pessoa. Além de participarem de eventos nacionais e regionais (ENAPET, Sudeste PET e UAI PET), os grupos se reúnem para promover atividades em comum:
- PET Interação: apresentação de trabalhos dos grupos, seja em banners, atividades, minicursos ou cartazes, para a comunidade externa.
- PET Integração: encontro de dois grupos distintos para trocar experiências, ideias, conhecer novas pessoas, fazer parcerias e criar laços.
- Vem Pra UFU: evento onde petianos apresentam banners e projetos para jovens que se interessam pelo curso, além de tirar dúvidas sobre matérias e formas de ingressar na faculdade.
Quer saber mais sobre o InterPET?
Clique aqui!
Engenharia da Inclusão
A Engenharia da Inclusão consiste em realizar uma tarde de brincadeiras com crianças que sejam alunos da rede pública de ensino ou auxiliados por uma ONG local, utilizando projetos de apoio a pessoas com necessidades especiais (PNE) desenvolvidos previamente pelos petianos. A atividade visa conscientizar e mostrar às crianças como é a realidade das PNE, de forma a despertar um sentimento de empatia e respeito, além de apresentar a elas o papel da engenharia biomédica em desenvolver tecnologias que auxiliem essas pessoas.
Trote Social
O trote social é uma atividade proposta pela coordenação da Faculdade de Engenharia Elétrica com o apoio dos PETs Engenharia Biomédica, Engenharia Elétrica, Engenharia Eletrônica e de Telecomunicações, CONSELT Empresa Júnior e Diretório Acadêmico. Ele tem o objetivo de integrar ingressantes e veteranos através de atividades como palestras institucionais, apresentação dos laboratórios, arrecadação de donativos, doação de sangue, apadrinhamento, gincanas, entre outros. Assim, além de situar os novos alunos na realidade universitária, ele contribui para a formação cidadã de todos os envolvidos, construindo uma sociedade com profissionais que reconheçam a importância da empatia e da solidariedade.
Mostra Acadêmica de Engenharia Biomédica (MAEB)
A MAEB tem o objetivo de divulgar as pesquisas e trabalhos feitos no campo da engenharia biomédica para impulsionar e criar visibilidade para o curso e a profissão, considerando que é uma área ainda relativamente recente no Brasil e que a população em geral possui limitado conhecimento sobre a atuação e as contribuições dos profissionais engenheiros biomédicos para a sociedade. O evento ocorre de forma virtual, no qual os resumos e imagens representando os projetos são publicados nas plataformas digitais do PET, em especial no Instagram, servindo também como forma de incentivar estudantes a desenvolver pesquisas na área.
Quer ver os trabalhos já publicados na MAEB?
Clique aqui!
PET Papo
O PET Papo consiste em entrevistas com alunos e ex-alunos do curso de graduação em engenharia biomédica que participaram de atividades diversas, como intercâmbio e iniciação científica, ou que estão atuando em alguma área profissional. Através dessa atividade os alunos poderão se informar assistindo o depoimento de pessoas que já passaram por certas experiências e podem elucidar os alunos a respeito do que fazer quando se graduar, como direcionar sua carreira para a área de interesse, como aplicar e se preparar para vagas, quanto ganha um engenheiro biomédico atuando em uma determinada área, entre outras questões.
Quer ver os episódios já publicados do PET Papo?
Clique aqui!