O que é Engenharia Biomédica?
CONHECENDO A ENGENHARIA BIOMÉDICA
Olá!
A Engenharia Biomédica é a área da engenharia voltada para o desenvolvimento de equipamentos médicos, biomédicos e odontológicos, tendo como finalidade o diagnóstico ou tratamento terapêutico.
O profissional dessa área projeta a estrutura, desenvolve e monta os equipamentos, realizando também sua manutenção corretiva e preventiva. Além disso, por possuir conhecimentos na área de informática e eletrônica, desenvolvem softwares e equipamentos eletrônicos que visam aperfeiçoar o uso das máquinas pelos profissionais da saúde. O engenheiro biomédico pode também desempenhar o papel de gerenciamento na compra de equipamentos médicos e na maneira mais adequada de utilizá-los. Além de realizar pesquisas científicas na área.
O curso, criado em 2006 e reconhecido em 2011, oferece 25 vagas semestralmente. Sua excelente equipe de professores especializados na área formou a primeira turma em 2011.
Abaixo estão algumas das principais áreas que você pode estudar na Engenharia Biomédica! Passe o mouse por cima dos ícones para saber mais sobre cada área. Conheça também o mercado de trabalho e as disciplinas do curso!
Bioengenharia
Bioengenharia é uma disciplina que aplica princípios de engenharia de design e análise a sistemas biológicos e tecnologias biomédicas. Exemplos de pesquisa de bioengenharia incluem bactérias projetadas para produzir produtos químicos, dispositivos portáteis de diagnóstico de doenças e órgãos de engenharia de tecidos.
Bioinformática
Bioinformática é um subcampo da engenharia biomédica que se preocupa com a aquisição, armazenamento, análise e disseminação de dados biológicos, na maioria das vezes sequências de DNA e aminoácidos, que usa programas de computador para uma variedade de aplicações.
Biomateriais
Os biomateriais desempenham um papel integral na medicina hoje – restaurando a função e facilitando a cura para as pessoas após ferimentos ou doenças. Os biomateriais podem ser naturais ou sintéticos e são usados em aplicações médicas para apoiar, melhorar ou substituir o tecido danificado ou uma função biológica.
Engenharia Clínica
A Engenharia Clínica é voltada para a aplicação de teorias e metodologias do campo da Engenharia Biomédica para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde. Suas atividades especialmente dizem respeito à gestão adequada das tecnologias biomédicas e o desenvolvimento e a adaptação dos sistemas hospitalares
Engenharia de Reabilitação
Engenheiros de reabilitação projetam dispositivos e sistemas para atender necessidades, que auxiliam indivíduos com mobilidade, comunicação, audição, visão e cognição, como indivíduos com deficiência e auxiliar na recuperação de funções físicas e cognitivas perdidas devido a doenças ou lesões
Engenharia de Tecidos
A engenharia de tecidos evoluiu a partir do campo do desenvolvimento de biomateriais e refere-se à prática de combinar andaimes, células e moléculas biologicamente ativas em tecidos funcionais. Seus principais objetivos são projetar, produzir, modificar, expandir e manter tecidos vivos.
Imagiologia
A área de imagens médicas está direcionada ao desenvolvimento de técnicas e programação para processamento computacional de imagens médicas com o objetivo de auxiliar na detecção automática de lesões e reconhecimento de padrões para melhorar a visualização de imagens mamográficas e tomográficas.
Instrument. Biomédica
A área de Instrumentação Biomédica visa o desenvolvimento de sistemas para auxiliar os profissionais da área médica no diagnóstico, na monitoração de pacientes e na investigação de patologias bem como assistir os pacientes durante o tratamento médico ou em procedimentos de reabilitação.
Processamen. de Sinais
O processamento de sinais biomédicos visa extrair informações significativas de sinais fisiológicos, como frequência cardíaca, níveis de saturação de oxigênio e atividade cerebral, por meio de modelos matemáticos, e esses sinais podem então ser analisados para detectar algum tipo de anormalidade